terça-feira, 2 de outubro de 2007

Nuvens


Ouvindo: Stairway To Heaven do Led Zeppelin. São 11h43.

Estava pensando em buscar um caminho que me levasse ao céu. Um caminho, mesmo que tortuoso e difícil, mas que me levasse ao céu. Independente de quanto tempo levasse ou quão grande fosse a dificuldade. Independente de por onde passasse esta estrada. Eu penso em ir ao céu. Quem sabe pisar sobre as nuvens doces e brancas (como as vejo daqui de baixo). A doçura da incerteza. A tristeza da certeza. A impossibilidade de poder. Ou a possibilidade de nada poder. Quem sabe o poder! Assisti no final de semana um filme conhecido de muitos: O Pequeno Príncipe. Não recordo se já li a obra literária. Mas fiquei pensativo e sonhando com algumas cenas do filme. Uma espécie de musical triste. Fiquei racionalmente pensativo e avaliando possibilidades de uma cena, em especial. Confesso que pensei na cena e a vi várias vezes. Chorei. Um pequeno menino, em busca do conhecimento. De qualquer conhecimento além do pouco que ele conhecia. Buscara em outros planetas alguma coisa que o fizesse deixar de ser ignorante, como ele mesmo relatara no filme. Mas após esta sua busca, que durou cerca de um ano, ele queria voltar para o seu mundo. Mundo onde ele era dono. Mundo onde nada lhe faltava. Mundo este onde ele tinha três pequenos vulcões, alguns baobás (creio que seja este o nome) e uma rosa. Ele encontrou na Terra, após muito viajar, uma raposa que cativara e localizou a serpente que o envenenou. A serpente se fez por amiga. Conseguiu convencê-lo de que precisava da ajuda dela para voltar ao seu pequeno e solitário mundo. E ele aceitou. A serpente o picou e ele voltou ao seu mundo. Quem sabe posso pensar que ele morreu.
Enfim que eu tenho vontade de pisar nas nuvens. Eu fico imaginando o que somos capazes de fazer para podermos ter o que queremos. E tem uma frase que me marcou – já havia a escutado/lido n´algum lugar e/ou tempo: “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”. O que será que eu cativo? O que será que me cativa? Eu busquei sempre cativar algo bom. Cativar pessoas boas ou relações boas. Sou ciente de que não sou e jamais serei a melhor pessoa do mundo. Mas sou honesto. Tenho orgulho de dizer que nunca traí. Por outro lado fui muito traído. Quem sabe o seja até hoje. Não quero dizer apenas palavras bonitas para pessoas das quais eu gosto. Caso eu não esteja convencido (racional e irracionalmente) do que eu quero ou de quem eu gosto, fico calado. Mas hipocrisia sentimental não. Não faço aos outros o que não quero que façam para minha pessoa. Mentira ou omissão também machucam muito. Mas o que mais machuca é a descoberta. Quem sabe os dois atrelados pioram. O resultado disso certamente será decepção, desconfiança, tristeza. Seja de um ou dos dois lados. Quem sabe até de um terceiro, quarto, quinto lado. Nos programamos, projetamos, sonhamos com muitas ações. Sonhamos e projetamos vidas com pessoas. Sejam amigos, familiares, conhecidos, amores. Sempre há alguém por perto. Quem sabe eu cative a mentira ou a tranqüilidade de pessoas. Ou ainda cative pessoas boas para compartilhar minha vida. Eu não desejo, mas espero a segunda opção. Deve ser muito agradável poder pisar nas nuvens.

Ouvindo: Highway To Hell do AC/DC. São 12h10.

2 comentários:

Aprendiz disse...

Oi Iaran... to eu aqui te visitando de novo... Essa sua foto aí revela seu desejo mesmo... ir ao céu, pisar nas nuvens...
...e o Pequeno Principe e a música que vc escolher foram uma boa escolha para alimentar e contemplar esse desejo. Eu já o vi e li muitas vezes tbém, e até hj me emociono com as pequenas coisas da vida que ele enfoca, como a lembrança dos trigais dourados,para enlaçar as relações, mostrar como uma pessoa se torna importante para nós quando se deixa cativar, mesmo correndo o risco de chorar.
Parabéns pela honestidade que vc admite ter dentro de vc. No fundo nós somos as "peneiras" mais críticas a respeito de nós mesmos que qualquer outra pessoa, e poder dizer isso com convicção é um grande valor.

Bjkas...e continue seguindo... vc já está nesse caminho...
Fique bem e um ótima terça!

Anônimo disse...

Ia, Ia.. tô achando esse post meio tenso. Isso é reflexo das incertezas, eu sei, mas cuidado com tudo, analise com cuidado. Somos movidos pela emoção, mas a razão não existe à toa. Tu falaste sobre a traição e vou reptir o que acho sobre isso: abomino de todas as formas. Ninguém merece isso e não há justificativa que minimize a dor que ela causa. Sei que muitas vezes sou radical contigo, mas prefiro magoar-te por excesso de sinceridade do que traí-lo dizendo que não me importo com algumas atitudes. Vc é nosso irmãozão aqui e por isso quero apenas protegê-lo. Cuide-se..tu é grandinho, mas é tão doce que as pessoas se aproveitam de ti.