quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Doce


Ouvindo: I Can Only Give You Everything do MC5. São 17h34.

Para quem gosta de punk o MC5 é um prato cheio. Formada em 1964, em Detroit (EUA), os sujeitos foram os precursores de um dos movimentos mais amados e odiados pelo povo em geral: o punk. Até hoje há quem diga que os punks são “endiabrados moleques e arruaceiros”. Entretanto, há um ‘porém’ que ninguém quer ver: a expressão política e momentânea deste estilo musical que deixou marcas profundas e enraizadas na cultura mundial. Em quase todos os “cantos deste nosso mundo quase redondo” há alguém que tem um pouco de punk. Quem sabe revoltados ou indignados com a situação do local onde vive.
E ouvindo um pouco de MC5 volto minha mente para o passado – não ta distante. Parece que estou aqui recordando das tardes que ficava em casa, quando morava na velha residência da Rua Minas Gerais - ouvindo Ramones. O disco Mondo Bizarro ou o Acid Eaters. Naquele velho aparelho Frahnzão de rodar discos de vinil. Saudades do tempo em que eu preocupava-me menos com tudo. Saudades dos tempos em que éramos crianças e ficávamos ao lado da mãe vendo ela fazer pão, pedido para ela lamber aquele resto da massa do bolo (mãe, como se chama aquele aparelho de mexer bolo?), de pegar a farofa da cuca tentando fazer com que ela não avistasse. Recordo-me como se tivesse sido hoje pela manhã como ela ficava pensando em para quem iria dar aquele treco cheio de resto de bolo. Bastante doce e muito gostoso. Saudades da senhora, minha querida e amada mãe. À dona Sônia, minha eterna, diária e permanente gratidão. Obrigado mami.
E ontem à noite fiz o doce de morango. Aprendi com uma ouvinte amiga minha. A Dulce me ensinou e o aprendiz fez melhor do que a professora. O doce ficou super bom. E ontem caprichei. Turbinei o doce. Mas irei passar a receita. Estranho! Um rocker fazendo doce. Coisa maluca. Mas precisamos comer também. Cozinhar tornou-se um prazer gostoso pra mim.
E segue a receita. Bom, a receita é por minha conta, certo?
Ingredientes:
- Uma porção de vontade;
- Uma porção maior de prazer;
- Uma colherada de motivo;

E os assessórios:
- Dois ovos (apenas a gema – para quem não sabe, é a parte amarela. Conforme me disseram, assim fica sem gosto do ovo);
- Uma lata ou caixinha de leite condensado;
- Um litro de leite (faz com leite desnatado que é melhor e mais ‘light’);
- Três colheres de sopa (bem cheias) de maisena;
- Uma caixa de morangos ou outra fruta (uva, pêssego ou abacaxi).

Cobertura:

- Uma barra de chocolate grande (ou chocolate para derreter);
- Uma lata ou caixa de creme de leite.

Instruções (By Iaran):

Retire apenas a gema do ovo (parte amarela) e bata dentro de um copo – pode ser com garfo. N´outro copo coloque um pouco do leite e dissolva bem as três colheres de maisena. Coloque no fogo uma panela com o litro de leite. E vá colocando tudo dentro (ovo, maisena e o leite condensado). Fique sempre mexendo. Mexa até quase ferver tudo. Você vai perceber que ficará um tanto quanto pastoso.
Numa travessa corte os morangos em pequenos pedaços e coloque por baixo. Depois coloque o creme (ainda quente) sobre a fruta. Deixe de lado. E agora pegue o chocolate e derreta ele (em banho maria ou no microondas). Prefiro no banho maria, pois queimei o chocolate no micro. Ainda sou novato na cozinha. Depois de derretido (MAS NÃO DEIXEI QUEIMAR), coloque o creme de leite e misture bem com o chocolate. Feito isso, coloque o resultado da mistura sobre o doce (que deve já estar na travessa). Caso queira deixar mais bonitinho, pode colocar pequenos pedacinhos de chocolate sobre o doce ou mesmo algumas frutas. E depois coloque na geladeira. Não coloque no freezer como eu fiz, pois irá congelar e ficará mais gelado que sorvete. Fica bom também, mas é melhor servir para comer com colher e não como pequenos cubos. Pronto, está feito o doce.
E agora que adocei a boca do Mendigo, vou terminar meu trabalho.

Ouvindo: Baby Loves To Rock do Chep Trick. São 18h14.

3 comentários:

Anônimo disse...

Oie... nossa, vc me fez recordar de minha infância também... como era gostosa aquelas massas de bolo, farofas de cuca... e eu sempre deixava aquele "buraco" faltando alguma coisa... e hj meus sobrinhos fazem a mesma coisa qdo vem na casa da vó... =)) Adorava tbém comer as massas de bolacha de côco e melado que a mami fazia...=))...e isso sem contar muitas outras coisas... tempo mesmo, como vc disse, em que nossas preocupações não eram tantas.

Esse doce realmente é delicioso... realmente vc acertou bem! Como te falei, tentei fazer mas não saiu beeemmm como era pra ser, mas agora com a receita vai dar certo... =))

Mas eu gostei mesmo foi da porção de vontade, porção maior de prazer e de uma colherada de motivo... =)

Ramones vc sabe que eu gosto, ainda mais este "vinil"...=)) boas lembranças também batem em meu coração.

E vou deixando um beijo doce... também de boas lembranças do doce de morango que vc fez... e da pessoa doce que vc é.
Te quero bem!

Anônimo disse...

Hum... uma delícia, adorei! Desse jeito vou aí todos os dias só para "experimentar" o doce de novo.

Amei tudo!!!

Grande beijo, com saudades.

Unknown disse...

Oi mano, fazendo doce entaum..e quando tu tava aqui tu nem fazia..dexa, mas quando tu vier ve se faz ta?...Eu te amu muito forte
Bj grandes da mana q te ama