sexta-feira, 25 de maio de 2007

Livro


Ouvindo: I´d anything for love do Meat Loaf. São 14h34.

Comecei a ler ontem à noite o livro O Velho e o Mar de Ernest Hemingway. Baixei da net esta semana alguns e-books. Pelo menos consigo utilizar de "forma cultural" meu tempo que estou em casa. Antes livros do que televisão. Quem me conhece sabe que não sou um fã de TV. Prefiro a TV para ver filmes e documentários. Mas como nossos canais abertos de TV são um tanto deficientes neste aspecto, resta-me ver filmes. E vira a pirataria digital. Interessante de Hemingway que ele ganhou um prêmio Nobel em 1954. Sete anos mais tarde ele se matou com um tiro de fuzil. Tinha 62 anos de idade. Enfim, deixou o que tinha de deixar neste mundo e escolheu a solidão da morte, do caixão. Cada um escolhe seu caminho. Estava lendo o livro ontem e lembrei muito do meu pai. Infelizmente não o encontrei para me despedir antes de vir acá. Esta semana sonhei com ele durante uma noite inteira. Minha mana também sonha bastante com ele. Seja, quem sabe, algo mal resolvido. Mas me emputeço com este assunto. Entristeço-me muito. Gostaria de poder ter tido um contato maior com ele, mas ele optou por isso. Pela reclusão. Respeito-o por isso. Somos nós quem optamos. Muitas vezes pelo melhor, outras nem tanto. Mas importante é respeitar as decisões dos outros, sejam quais forem. Dói n´alguns casos, entretanto depois percebemos que é melhor. Tudo tem seu tempo. Este livro (O Velho e o Mar) é um grande clássico da literatura contemporânea. Não terminei de ler, mas já havia ouvido falar dele. Pesquisei e encontrei. Lembrei muito do pai ao ler alguns trechos.
Mas por outro lado, me recorda a importância da cumplicidade e da fé, do acreditar em algo. Do acreditar que HOJE será melhor que ONTEM. O "velho" era motivo de gozação dos colegas pescadores porque já havia semanas ou anos que não pescava nada de tão grande. Ele batalhou tanto que escolheu enfrentar o mar agitado e perigoso para pescar sua última "conquista". E conseguiu! Ficou três dias 'brigando' com o peixão. Parei aí porque já era tarde e precisava dormir. Amanhã o termino. Não hoje porque tenho janta. Sim, todo mês a imprensa da cidade faz um jantar envolvendo todos que trabalham com o ramo, seja TV, rádio ou jornal. Não irá ninguém da rádio nesta janta, mas irei mesmo assim. Aproveito para me enturmar com a rapaziada da cidade. Final de semana será de descanso. Ou quem sabe, neste sábado irei tomar umas águas por aí com meu amigo de pensão. Com calma vou conhecendo o ambiente.

Fui pro banho porque daqui a pouco volto pro ar.
Bacio.

Ouvindo: Black do Pearl Jam. São 14h57.

Um comentário:

Anônimo disse...

Grande Iaran. É isso aí meu irmão, o negócio é fazer amizades, assim foi, que consegui aguentar a solidão em BG. Vocês me ajudaram muito. Sei o quanto é dificil necessitar de companhia para não sofrer cada dia mais pela saudade de casa. Eu torço por vc, pois, é pessoa simples, humilde, coisa rara, mas essencial no nosso ramo. Como não está tão longe, vamos nos encontrar logo, aí relembraremos dos poucos, mas velhos tempos. Se cuida aí e cuidado com o rio..hehehehe... Não sei se já conheceu, mas tem a Silvia Palma, acho que ainda trabalha na Secretaria Regional, ela é gente boa, se necessitar de algo fala com ela, diz que eu mandei um abraço pra ela. E manda uma baraço pro "Cepa"...

Fica com Deus e bom final de semana... Se precisar, liga...