terça-feira, 26 de junho de 2007

Gabi



Ouvindo: nem vou contar. São 18h16.

É pacabá! Expressão da Sil e da Negona mais branca que eu conheço. Defenderei a Elaine até debaixo d´água. Somos bairristas. Um gaúcho defende o outro. Mas é uma guria de Porto, véio! Sacô?! É da cidadi, morô! Quinta pode guardar aquele lugar no canto das almofadas que lá estarei eu. E deixa o Shazan. Como é bom rever pessoas na rua. Hoje, estava vindo para a rádio, e quase me bati com uma pessoa, a Anjinha. Muito bom rever a mocinha. Linda e bela como sempre. Até porque nesta terra tem gente legal e bonita. Agora eu sei por que dizem que quem vem para cá e gosta não sai mais. Há regiões e regiões. Inúmeras, várias, zilhares em todo este Brasil. Sei que o custo de vida aqui é alto pacas. Muito mais do que em Bento, mas uma coisa sobrepõe a outra. Aliás, o que é custo de vida alto? Bento é uma cidade um tanto cara, mas tem violência. Aqui é um pouco mais, mas não tem violência. Recordo que no dia em que saí de casa falei com minha mãe no busão e ela contou que na tarde alguém havia invadido a casa do Maguinho, meu cunhadinho. A mãe dele está até hoje apavorada e com medo de ficar só na casa. Paga-se um pouco mais, mas se tem algo a mais. Estou ciente de que é um assunto que todos estamos cansados de ouvir e falara. Mas pensem: o que é a segurança para você? Segurança é ter polícia nas ruas? Segurança é ter casa com portão eletrônico e cerca elétrica? Segurança é morar no décimo andar de um prédio com vigilância particular e Câmeras vigiando quem entra e quem sai? Segurança é estar trancado dentro de casa? Farei outra pergunta: um bandido assalta você ou invade sua casa porque ele simplesmente quer? Ou será que ele precisa fazer isso? Pode invadir porque precisa. Pode precisar de comida, roupa. Pode precisar de dinheiro para drogas. Certamente ele não invadiria por um motivo qualquer. Chamem de vagabundo e bandido. Mas podem chamar ele de socialmente excluído também. Muitas pessoas não têm as chances da grande maioria. Abro um parêntese: que se tornou a minoria com chances e a maioria com poucas oportunidades. Ainda sofremos com problemas na educação, saúde, inclusão social e digital. A Educação Básica brasileira tem sido recomendada como uma das melhores do mundo. Mas onde é que são estas escolas e o nome delas? Alguma escola realmente prepara um serzinho de 16, 17 anos para o mercado de trabalho, para a vida, para os problemas do dia-a-dia? Não posso generalizar, mas é algo que me preocupa. Ainda terei um sonho pessoal realizado: A Igreja do Rock. Será uma ONG que pretende, através da música, auxiliar e instruir as crianças menos favorecidas. Sim, eu sei. Precisaria de um prédio do tamanho de uma cidade para suprir as necessidades. mas creio que começando o projeto poderá se alastrar mundo afora. Visionário? Quem sabe. Sonhador também. Mas um sonho que poderia se tornar coletivo. Entrem na minha comunidade do Orkut e ajudem. Ainda creio que algum empresário gostará da idéia e investirá no projeto. Sabemos que o primeiro passo sempre é o mais difícil. Depois tudo se encaixa normalmente. Sejamos otimistas. Mas eu sou um cara que confia na Polícia. Independente de toda a porcaria de serviço que eles fazem eu acredito. Prefiro acreditar num policial a um bandido. Aliás, lembrei de uma história de uma mulher que teve o carro furtado por um bandido. Ela teve o carro quebrado no meio da rua, pediu auxílio a uma transeunte. E para sua SORTE, o cidadão apontou a arma e levou o carro. Mas o porquê deixei ‘sorte’ em caixa alta? Aparentemente de sorte não teve nada não é? Pois bem. O bandido conseguiu fazer o carro pegar "no tranco" e sumiu com o carro, bolsa, dinheiro e as economias dela que estavam no porta-malas do veículo. Perdeu tudo que havia juntado em quase um ano. Mas foi dia de SORTE para ela. Perdeu tudo. Menos a fé. Ganhou a indignação. E com a indignação conseguiu reverter toda situação e hoje ela é uma empresária rica e famosa. Tem lojas no Brasil e no exterior. Isso tudo em três anos e meio. Do suposto AZAR surgiu a SORTE, a oportunidade. Aconteceu algo assim, semelhante, comigo há cerca de dois meses. Pessoal, para um cara que estava trabalhando, mas triste e depressivo, perde o trabalho e algo mais. Motivo de ficar louco a apavorado. Preferi ir dormir, descansar um montão, tomar uma pilha, brincar com o gato e ficar com minha mãe. Já previa esta mudança repentina. E hoje estou contente. E mais feliz com o trabalho, com a Sil, com a Elaine, com a Anjinha, com o teatro, com a Tê, o Nando, O Juce, Japa, e com tantas outras pessoas que conheci e que me fazem um bem danado. Obrigado PAI DO CÉU! Obrigado Ogum!

Parabéns Gabi pela passagem do teu aniversário. A Gabriela é minha irmã que hoje completa 23 anos de vida. Parabéns Gabi, felicidades e um mundo de felicidades. Sabe que te desejo o mundo. O mundo gigante que temos á nossa disposição. Beijo gigante do irmão que te ama muito. Desculpa por não ter conseguido te ligar hoje. Mas saiba que eu te amo.

Ouvindo: The Number Of The Beast do Iron Maiden. São 18h48.

4 comentários:

Anônimo disse...

De fato é pácábá.... ai. que fofo e querido que vc é né???
Nós é que ganhamos vc, que alegra nossos dias e partilha de sentimentos que nós desgarrados da família a tanto tempo já conhecemos muito.
Também já agradeci a Deus por ter enviado vc pra nossa convivência...e já bati um lero com Ele também pra te proteger de todo mal...
Via dar tudo certo querido...em todos os sentidos... Creia...
Um beijinho e um abraço bem apertado, daqueles que dá pra ouvir o coração do outro bater...

Anônimo disse...

Ah..esqueci de dizer que estamaos te esperando na quinta...o shazan tá aqui agarrado na minha pantufa e te mandando um oi...
A negona acho que tinha esquema hj de novo...tô criando teia de aranha e a negona me passando a perna..rsrsr

Anônimo disse...

Tbém adorei te ver hoje, vc é lindo d +++++++ e não canso de dizer: TE ADORO, coração!!! Cuida bem deste corpitcho. Beijão

Cor de Rosa e Carvão disse...

Beijo no coração mon cher. Tb te adoro. Amanhã a gente mata a saudade, a sede e a fome de conversar coisas sérias e bobagens, de encher a cara e o panção, hehehe.