domingo, 3 de junho de 2007

O Anticristo


Ouvindo: The Number Of The Beast do Iron Maiden. São 02h12.

Cheguei eram passados 15 minutos deste domingo (03). Estive trabalhando até então. Foi uma noite tranqüila. Quem sabe até demais. Fiz um lanche e deitei no sofá para ver um pouco de TV. Peguei a última parte d´um filme que não entendi ‘bulhufas’ e depois teve o Serginho Gosma no programa dele. Teve a Glória “negona” Maria com um galo na testa. Aliás, o galo se tornou TV Star. Sim, tamanho o destaque que ele teve. Mas enfim, desliguei a TV quando apareceram Chitãozinho e Xororó. PALAMORDEDIO!! Ver estes caras uma da manhã é para matar qualquer um. Obriguei-me a ir para o quarto e ler um pouco. Comecei a ler um livro chamado “O Anticristo” de Friedrich Wilhelm Nietzsche. Sim, aquele sujeito era um lunático. Mas suas verdades não deixam se ser sérias e nos fazerem pensar um pouco. Ando lendo algumas coisas um tanto quanto estranhas. Uma espécie de leitura que não havia feito antes. Mas faz-me bem. Estes caras eram ateus. Encontrei-os num site da net onde existem e-books bons e gratuitos. Fui numa livraria semana passada e um livro custava R$59,90. Apavorei. Não discuto o trabalho do autor e da gráfica, mas 60 paus está fora de cogitação. Fui para a net e tento localizar. Encontrei o mesmo livro por R$19,90. Mas em alguns dias consigo ele de graça. Viva a pirataria. A Lara detesta quando falo de pirataria porque ela fica de cara. Mas Larinha, faz parte. A Larinha adora cinema. Eu prefiro ver filme em casa, no quarto. Assim consigo parar, ir ao banheiro sem perder nenhuma parte, posso fumar, tomar suco, enfim. Prefiro a comodidade de casa. Mas enfim, saudades dos nossos papos Larinha. Beijo e boa sorte tá?!
Mas voltando ao assunto. Encontrei um site chamado Domínio Público. Muito, mas muito útil. Principalmente para estudantes e para o pessoal que gosta de ler. Várias obras, gratuitas, para baixar. www.dominiopublico.gov.br. Bom ambiente para estudos. Estava lendo o Anticristo e logo de início recordei de algumas coisas que já havia lido. Diz na Bíblia que: “... filhos, esta é a última hora; e, conforme ouvistes que vem o anticristo, já muitos anticristos se têm levantado; por onde conhecemos que é a última hora ...”. Esta passagem está em I João, cap. 2 - vers. 18. Embora escrito há quase dois mil anos, o versículo afirma que já era a última hora. Mas este tempo foi há muito passado. Diversos pontos dos escritos apostólicos mostram a crença no fim do mundo naqueles dias, e até mesmo palavras atribuída a Cristo dão esse sentido. Diz também que “... não passará essa geração sem que todas essas coisas aconteçam ...”. Está em Lucas, cap. 21 - vers. 32. Pelo teor da carta de João, havia muitos anticristos, além de um “anticristo” específico, que ele chamou “O anticristo”. Talvez fosse aquele que Paulo disse ser o homem do pecado, o qual se levanta contra tudo que se chama deus ou se adora, de sorte que se assentará no templo de Deus, querendo parecer Deus.
Mas pensando bem, quem é O Anticristo? Avalio que somos nós. Sim, cada um de nós. É pesada esta constatação, esta afirmação? Sim, é sim. Mas avaliemos da seguinte forma: somos nós, humanos (outros nem tão humanos), quem matamos, roubamos, furtamos, diminuímos, aumentamos, sofremos, fazemos sofrer, enfim. Somos nós, humanos, quem vivemos. Não podemos acreditar ou deixar de acreditar que existe UM anticristo. Baseados em que constatação podemos afirmar que UM apenas será o culpado? Ou apenas um o que levará o “mérito” por ser o líder de muitos outros? Seria injusto. Que seja eu então o Anticristo. Ainda compactuo com a idéia de que o tal do Anticristo não seria uma pessoa má por completa. Seria uma espécie de líder. Lembrar de César, Hitler, Mão? Enfim, outros tantos líderes. Eram líderes natos. Não nasceram líderes, Tornaram-se líderes. Independente da forma que operaram suas vidas, tornaram-se respeitados. Independente da forma que foi. Acredito no mal das pessoas. Que pessoas são boas e pessoas são más. Sejam quais forem seus motivos, elas são. Nenhuma outra vai ser bom ou mal em seu lugar. Outro aspecto a constatar aqui é que todos os anticristos, até aquele chamado “o homem do pecado”, não eram ateus, podendo ser monoteístas ou politeístas. Estes autores que ando lendo são todos ditos “ateus”, desprovidos de crenças. Mas no fundo acreditam em algo. É como aquele cara que se disse ateu: “Eu não acredito em nada, Graças a Deus!”. É de rir-se dele, mas existe disso também. Mas no fundo somos nós os anticristos de nossas vidas. Somos bons apenas porque vamos á igreja e pagamos impostos. Ou somos maus por não pedir notas fiscais e fazer outras pessoas sofrerem? Pense. No lado positivo da história que contei, você é UM ANTICRISTO, mesmo que não queira admitir. Aceite isso e sinta-se mais feliz.
Vou seguir lendo as idéias surreais de Nietzsche e depois irei dormir porque hoje à tarde volto ao trabalho. Beijo e fiquem bem.

Ouvindo: The Deeper The Love do Whitesnake. São 02h39.

Um comentário:

Anônimo disse...

Nossa.... obrigada pela citação do meu nome Iaran....
Fiquei muito feliz... hehehehe
pois é, o que tu escreveu é muito verdade, não curto muito a pirataria não... nem d DVD nem do proprio CD... mas não vou colocar os motivos pq nem vem ao caso, só acho incorreto.. hihihih
Saudades d tu tbm guri.... Conversas, poie ´s, a gente conversava mais do que trabalhava, hehe a maioria das vezes era d problemas, do meu trabalho principalmente, q era uma merda... mas passou e fico feliz q tu estaja muito bem ai e to torcendo pra q tudo de certo nessa tua nova fase de vida.... ve se t cuida por ai... manda sempre noticias, é bom receber noticias de quem a gente admira e principalmente quando as noticias sao boa... Um super abraço e sorte em tudo por ai....